Siga por Email

sexta-feira, 9 de março de 2012

O que diz Andressa Tomaz, do blog Abrigo Literário

Resenha: Por Linhas Tortas - Cynthia França


 Título Original: Por Linhas Tortas
  • Autora: Cynthia França
  • Editora: Novo Século – Novos Talentos da Literatura Brasileira
  • Páginas: 328
  • ISBN: 9788576795384
Sinopse: Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma.
Resenha: Por Linhas Tortas, primeiro livro da autora nacional Cynthia França, passa para o leitor exatamente o perfil de uma mulher forte e decidida, qualidades que muitas mulheres gostariam de possuir, em um livro que possui uma ótima mistura de drama e romance.
Ester possui uma personalidade um pouco diferente da maioria das protagonistas femininas de livros do gênero. Muitas outras mostram-se muitas vezes fracas e dependentes de outros personagens, em sua maioria homens, sendo rebaixadas por elas mesmas na maioria dos casos. O que me parece que tais autoras querem transmitir ao leitor é que apesar de sofrer, a mulher consegue sim dar a volta por cima. Mas não é isto que acontece neste livro. Diferentemente dessa personalidade fraca, Ester desde o principio se mostra uma mulher batalhadora, e que apesar dos altos e baixos de sua vida, consegue ter a consciência de que a vida não para e que se deve seguir em frente, por mais difícil que isso possa parecer. A personagem sofre sim, em vários momentos da trama, mas a diferença é que a mesma não se rebaixa por isso e ao longo da trama consegue dominar esse lado cada vez melhor. Seu sofrimento não dura mais que poucas páginas, não se tornando cansativo.
Destaco aqui também outros personagens muito bem construídos pela autora, como Miguel e Gonçalo. Ela criou duas figuras masculinas completamente opostas entre si e ao mesmo tempo muito parecidas principalmente em relação aos sentimentos para com a mulher que amam. São aqueles protagonistas masculinos de tirar o fôlego de qualquer leitora, mas que ao mesmo tempo não parecem irreais ou fantasiosos demais, cada um a seu modo.
A obra relata em sua maior parte, uma história de superação. O que é recomeçar do zero quando sua vida inteira parece desmoronar na sua frente, e que há sim sempre um jeito de fazê-lo, por mais incrível e impossível que isso possa parecer. Podemos ser felizes novamente, mesmo após uma grande tragédia, e as vezes de um modo diferente do antes vivido. Ester e sua história também ensinam que o amor por alguém pode mudar os desejos mais íntimos de de uma pessoa e que as vezes é preciso sacrificá-los em prol de outros sonhos.
A capa e o título do livro condizem exatamente com a trama, e apesar de conter uma diagramação simples, o livro é muito bonito. Algo interessante sobre seu estilo é que nele não existe a separação por capítulos, apenas um espaço em branco significando a passagem do tempo. Nunca tinha lido um livro com essas características, e apesar de no início ter estranho um pouco, o leitor acaba se acostumando com o modo rápido e leve da narrativa. Pode ser lido rapidamente e mesmo assim encantar que o está lendo.
É uma história extremamente cativante que aborda temas reais e vividos por muitas mulheres, e que mostra o quando as vezes temos de sofrer até conseguir alcançar todos os objetivos. Agradeço à autora por me enviar um exemplar do livro para resenha. Recomendo!

Nota: ☻☻☻☻☻ (Ótimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário