Siga por Email

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que diz Meire, do blog Mania Literária

Resenha: Por Linhas Tortas - Cynthia França

Por Linhas TortasLivro: Por Linhas Tortas
Autora: Cynthia França
Páginas: 328
Publicação: 2011
INBN: 9788576795384
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Nota:  (Perfeito!)


Sinopse: Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma. 
.................................................................................................................................. 

Sou aquele tipo de pessoa que, se por acaso se identificar com alguma personagem existente em alguma obra literária, logo se apaixonada por ela ou faz a bendita se transformar em uma pessoa real, tão real que vira até amiga. Pode parecer estranho, mas comigo é assim: não gostei de uma personagem, o livro já murcha. Adorei uma personagem: livro já ganhou pontinhos e a personagem virou querida.

Por Linhas Tortas foi um livro que ao ler a sinopse já de cara soube: ele vai ser perfeito. Não só pelo romance existente em si ou o curioso fato inesperado e surpreendente que irá acontecer na vida da nossa querida personagem e tornará o livro todo especial. A questão é que, Ester é uma mulher tímida e introspectiva, que acredita que na hora certa o grande amor irá aparecer. Ou seja, Ester é uma Meireane da vida. Tamanha foi a minha identificação com a personagem principal que sem ao menos perceber, estava discutindo a minha vida pessoal e a vida da personagem com meus pais. Que tipo de coisa é essa?

Em seu livro de estreia, Cynthia França nos apresenta a vida de Ester, uma mulher que acredita no verdadeiro amor,  e que, após encontra-lo recebe o maior golpe de sua vida. Ester sofre bastante e logo se muda para Belo Horizonte afim que ter uma vida nova e quem sabe esquecer o que lhe afligia. Isso é basicamente o que posso resumir sobre Por Linhas Tortas já que quero que vocês se surpreendam ao ler esse livro, assim como me surpreendi. Só adianto que em menos de 60 páginas muita coisa acontece.

Preciso falar da doçura e leveza usadas nesse livro, a escrita de Cynthia é algo que impressiona e não deixa a desejar. Ela consegue narrar detalhadamente sem se tornar confuso e consegue fazer de uma história dramática algo doce e lindo. Devo falar da jogada de Cynthia também. O livro não tem capítulos, logo pensamos que, isso foi sim uma joga muito bem bolada de marketing. Aquela história de ''vou terminar no próximo capitulo'' não funciona com esse livro e quando você vê já acabou ele e está com os olhinhos brilhando.

As personagens foram tão bem criadas. Ester que no começo era frágil  e tímida, ao longo se torna uma mulher batalhadora, que corre em busca daquilo que quer e não desiste tão facilmente. Fiquei impressionada com as atitudes que ela tomava e percebi o grande erro que ela cometeu. O erro que creio eu, deu origem ao titulo Por Linhas Tortas.

Tudo que posso dizer para vocês é: Leiam! É um romance inesquecível, que vai fazer você suspirar e se emocionar com o drama da vida de Ester.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário