Siga por Email

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O que diz a escritora Camila Nascimento Silva

Se eu tivesse que definir Por Linhas Tortas em uma única palavra, esta seria DELICADEZA.

O livro de estreia da escritora Cynthia França nos apresenta a história de Ester, uma carioca inteligente e sensível, que mesmo apaixonada pela literatura acaba tornando-se advogada por aconselhamento da família. E é justamente na faculdade de Direito que ela conhece Miguel, aquele que se tornaria o namorado, o marido e, por que não dizer?, o anjo da guarda da nossa protagonista!

Como toda mulher moderna, Ester é batalhadora, dinâmica e ao lado de Miguel vive uma união absolutamente harmônica. Harmonia esta que se confirma com a gravidez de Ester, quando então passamos a entender a real dimensão desse amor.

Entretanto, é exatamente quando tudo parece irretocavelmente perfeito que Ester leva o maior golpe de sua vida! E para sobreviver, ela terá de aprender a se reeguer mesmo quando não existe mais chão.

Qual mulher não é capaz de entrar na pele de Ester, sentir sua dor e entendê-la?

Um concurso público e uma transferência para a cidade de Belo Horizonte, são apenas uma das mudanças que o destino reserva para Ester. Com o apoio da família e, principlamente, da irmã, Aretuza, a vida da balzaquiana segue e nós, leitores, acompanhamos sua adaptação na nova cidade, a criação do novo círculo de amizades, com os animados Diogo e Luciana e, enfim, seu amadurecimento. Aos poucos, Ester vai recuperando a autoconfiança, a fé na vida, nas pessoas e no amor.

Então, ao adquirir novamente a certeza de que merece ser feliz, nossa protagonista passa a ver o mundo de uma forma mais plena e assim, mesmo sem perceber, atrai a atenção de um geólogo super charmoso e inteligente que, como Ester, é apaixonado por literatura. (Aliás, Ester e Gonçalo descobrem não só esta, mas muitas outras afinidades!)

"Percebi que amar a vida era amar tudo o que eu vivia: Os momentos felizes e também as lutas, os desafios, os esforços. Senão não passaria de mera ficção."
pag 70

Por Linhas Tortas é um livro absolutamente envolvente e sentimental onde Cynthia brinca com a narração em primeira pessoa e nos propõe um tom tão intimista e natural, que por vezes temos a impressão de estarmos lendo um diário. Sistematicamente falando, até mesmo a forma como o texto é apresentado, sem a clássica divisão por capítulos, nos sugere essa ideia. Além disso, a autora concebeu personagens e conflitos muito bem construídos e de fácil identificação com o leitor.

Aliado à mensagem do livro que é linda, um verdadeiro incentivo à superação, a escrita de Cynthia é recheada de citações poéticas, referências à literatura e até letras de músicas, o que contribui para enriquecer sua obra, tornando a leitura ainda mais prazerosa.

Outro ponto fascinante e que me chama a atenção em Por Linhas Tortas é o fato de tratar-se de uma história sobre uma mulher real, com uma vida real, com problemas, perdas e incertezas absolutamente reais, numa trama que aborda também relacionamentos familiares e grandes amizades. Mas acima de tudo, eu diria que Por Linhas Tortas é uma história sobre superação. Uma visão totalmente realista e contemporânea do universo feminino.

Enfim, o livro de estreia de Cynthia Franca não deixa dúvida sobre seu grande potencial como autora! E meu conselho para quem vai ler o livro é: Desmarque todos os seus compromissos antes de começar a leitura, pois depois da primeira página você não vai conseguir largar o livro!

Livro recomendadíssimo! Quem gosta de romance, vai amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário